Início

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Aquelas espinhas e cravos malditos!

Hoje vou falar sobre esse assunto tão comum mas que muitas pessoas ainda não sabem cuidar corretamente em casa!Como cuidar de uma acne,como retirar um comedão(vulgo cravo) sem machucar a pele e sem marcas e o que são eles exatamente?


Primeira coisa que você precisa entender é como é a sua pele por dentro:
Vou mostrar de forma beem fácil!
A Epiderme é a parte mais superficial,é a parte de cima,essa que você vê quando olha no espelho,rs.Nela contém várias células e queratina.
A derme está abaixo dela,e nela contém as raízes dos pelos,as glândulas sebáceas(que produzem o cebo da acne),as fibras de colágeno e elastina etc.
A Hipoderme contém o tecido adiposo(gordura),é a camada mais profunda da pele.

Agora uma figura mais complexa:

O que é a acne?
Acne é uma inflamação(não é uma doença como dizem por aí) que ocorre na pele por uma bactéria(Propionibacterium acnes) onde há um descontrole das glândulas sebáceas(glândulas que produzem sebo,óleo) juntamente com a tamponificação dos poros na epiderme,formada pelo excesso de oleosidade,juntamente com a inflamação do folículo piloso.E com essa inflamação nascem as famosas "espinhas".Ou seja,tem uma bactéria lá dentro querendo sair,mas lá em cima tem muito óleo e células mortas e isso tampa a passagem,então o pus aparece.

Espremer ou não?Como tratar?
Se a sua espinha contém uma bactéria,espremendo com seu dedo em casa você irá só piorar as coisas.Sua pele irá ficar machucada pois você não amoleceu a sua pele para a extração,sua pele ficará marcada posteriormente por não saber as técnicas de extração,você sentirá dor e após o pus sair,onde estava inflamado,ficará com um buraco aberto propício a novas bactérias...e consequentemente,novas acnes!O que se fazer em casa então?

Solução caseira que eu indico:

- Esfoliação! Com a esfoliação você retira as células mortas da sua pele que ficam no extrato córneo(parte de cima da pele),retira a oleosidade que está tampando a sua pele,faz com que uma nova pele nasça,e na esfoliação você pode conseguir "abrir" a sua acne sem futucar,sem espremer...
Após a esfoliação e lavar o seu rosto com água fria,você "deve" aplicar um secativo,que irá tampar o buraquinho que sua acne deixou aberto,e irá cuidar para que nada entre ali novamente.Se na esfoliação sua acne não sair,não force...aplique o secativo e aguarde,ele irá sugar o sebo até estar ao ponto da sua acne sair sozinha.

Dicas:
-Pessoas com acnes e peles oleosas devem usar Adstringentes 2 vezes ao dia,pois eles ajudam a retirar o excesso de sebo da pele ,junto com a esfoliação(2x por semana) que retira o excesso de queratina e células mortas.Com sua pele com menos oleosidade e estando mais fina,fica mais difícil de uma bactéria proliferar.

-Procure usar maquiagens que não contenha óleo mineral,procure ás com óleo vegetal pois não tampam a sua pele.

-Para não ficar com hipercromias pós inflamatórias de acne(marcas pretas ou vermelhas que ficam depois de ter uma acne)use o dia inteiro filtro solar livre de óleo,de preferência em gel.As manchas ficam cada vez mais escuras em contato com o sol.Proteja-se.

E os cravos?O que faço com eles?
Os cravos,chamados na estética de comedões,não são bichos!
Eles são um acúmulo de sebo que foi formado pela glândula sebácea e ficou retido dentro do poro,não contém bactéria.Porém,se não cuidado,pode sim virar uma espinha.Alguns são brancos outros pretos,mas os dois são apenas um acúmulo de sebo que ficou retido.A melhor forma de tirá-lo sem ficar com marcas e sem doer,infelizmente é procurando um esteticista,pois ele tem aparelhos que amolecem a sua epiderme e faz com que fique 90% mais fácil dele sair sem dor e sem marcas...o método de fricção usado pelos esteticista também não machuca a pele.Esfolie 2 vezes na semana para que sua pele fique mais fina e consequentemente mais fácil de sair esse sebo retido.

Posso esfoliar minha pele mais vezes por ter muitas espinhas e cravos?
Não! Muitas pessoas acham que esfoliando mais,sua pele irá ficar menos oleosa e cada vez melhor e com isso exageram na dose.Não se deve ultrapassar as 2 vezes na semana porque existe o chamado "efeito rebote"...onde a pele entende que estão retirando a sua proteção natural,que é o sebo,e com isso ela envia mais óleo ainda á pele.Então se esfoliar de mais muitas vezes a sua pele,ela produzirá mais sebo ainda,pois entenderá que está sendo "agredida".O sebo é uma proteção da pele,se ele está de mais,você pode retirá-lo aos poucos e não tudo de uma vez para não ocorrer o efeito rebote ok?

Obs:É muito interessante conhecer a fisiologia do tecido por isso,nossa pele responde aos estímulos que fazemos á ela,as células se comunicam entre si...o ser humano é algo realmente incrível!Muito bom de se estudar!

Então se você tem muito problema com acnes(com ou sem pus),nódulos(que são as internas)e etc.Procure se tratar com um esteticista e vá fazendo esse esquema de controle de oleosidade em casa.Pode ser um descontrole hormonal,podendo ser cuidado com anticoncepcionais,pode ser da idade,pode ser excesso de oleosidade ou outras coisas.O que não se pode fazer é espremer,espremer e espremer e achar que ali acabaram os seus problemas.E infelizmente as marcas ficam e custa caro para acabar com todas elas...



...

Eu dedico esse post á duas pessoas em especial:
*A "Vanessa Grand",que me ligou ás 2 da manhã para pedir informações sobre o curso de estética e que depois de muito tirar dúvidas e conversra comigo a respeito do curso decidiu se jogar nesse mundo maravilhoso onde podemos cuidar do próximo e nos maravilhar com a grandeza que é a fisiologia do tecido.Obrigada por acreditar em minhas palavras e parabéns por ter sido corajosa o suficiente em largar seus planos de trabalhar em indústria e partir para a Estética.Espero poder ajudar sempre...

*E também a minha amiga e seguidora "Amanda" do Rio Grande do Sul,por ter abandonado sua faculdade e tudo o que planejava para si,para se envolver e se formar como Esteticista depois de ver as matérias do meu blog!Fico super mega ultra feliz em saber que meu blog influencia de forma boa as pessoas e mais ainda por mostrar o lado inteligente da estética,onde não são só pessoas que passam creme no rosto da outra,mas pessoas que estudam a fundo a fisiologia,anatomia,eletroterapia,citologia etc para entender o que ocorre com a pele das pessoas para poder melhorar e solucionar os seus problemas.Que essa matéria simples e boba possa ter te dado uma palinha e te ajudado com suas acnes e comedões enquanto não inicia seus estudos como esteticista.Quem sabe,no dia da sua formatura eu não esteja lá né?rsrsrsrs Sonhar é possível! :)

Sorte para todas vocês que entendem e dão valor a estética,que gostam de se cuidar e que aprendam a fazer as coisas da maneira certa para melhora de vida de todos vocês.Espero ter ajudado com alguma coisa!


Beijos meninas...

10 comentários:

  1. Ahhh que mara Gabi! eu não sabia que era tão complexo assim, as malditas acnes e cravos!E a história da esfoliação fiquei de boca aberta! eu esfoliava todos os dias, não imaginava que isso só piorava!Ah e Gabi Muito obrigado por ter postado a matéria viu?!Ficou como sempre Excelente, e me tirou variassssss dúvidas! Mulheres perfeitas é DEMAIS!!! o// Obrigada por fazer o bem a muitas mulheres que assim como eu amam Estética, mas tinham qualquer vergonha que seje!
    Tu foi minha inspiração Gabi para esse novo mundo que estou conhecendo, e quero muito muito um dia servir como exemplo para alguem tbm! :D
    Beijão Ahhh que mara Gabi! eu não sabia que era tão complexo assim, as malditas acnes e cravos!E a história da esfoliação fiquei de boca aberta! eu esfoliava todos os dias, não imaginava que isso só piorava!Ah e Gabi Muito obrigado por ter postado a matéria viu?!Ficou como sempre Excelente, e me tirou variassssss dúvidas! Mulheres perfeitas é DEMAIS!!! o// Obrigada por fazer o bem a muitas mulheres que assim como eu amam Estética, mas tinham qualquer vergonha que seje!
    Tu foi minha inspiração Gabi para esse novo mundo que estou conhecendo, e quero muito muito um dia servir como exemplo para alguem tbm! :D
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. O post foi super útil, contém informações preciosas para quem luta contras as espinhas. Bjao

    ResponderExcluir
  3. oi linda!!! tem um selinho especial para vc lá no meu blog.. bjos http://falagarotalory.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. claudia disse

    Oi quero dizer que depois que li seu post fiquei muito mais segura em continuar o meu curso de tec estetica.Sao pessoas assim que consegue mover montanha!

    ResponderExcluir
  5. Ahh Brigada amiga com tanta dedicação vc contagia e estimula todos a sua volta eh muito bom conversa com pessoas como vc que amam suas profissões e nos ajudam ^.^ brigada por me ouvir as 2 da manhã estava perdida agora estou anciosa pra usar meu jaleco de esteticista logo !mega beijo e felicidades a todas nos sucesso !

    ResponderExcluir
  6. flooor adorei o post *-*
    meu post de hj é um tutorial neutro, um smokey cinza *_*

    dá uma olhada lá

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente parabens pelo blog e pela materia,Gaby adoreiiii a amteria pois tenho e sofro muito só com cravos,tenho muito mesmo meu merido ate fala q eu sou de outro planeta kkk mas eles sao paqueninos q so se ver de pertinho queria muito ter uma pessoa assim q nem vc aqui em sampa pra cuidar dos meus cravos realmente da pra ver q vc tem amor no q faz e entende do assunto mesmo pois explica tudo direitinho continue assim esforçada,humilde,dedicada e sonhadora q vc vai longe beijao ANDRESA!!!

    ResponderExcluir
  8. os produtos da Avon para espinhas são muito bons, tem os da Clean Clear tbm...

    http://xoquedebeleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Nossa sofro muito com cravos e espinhas, materia MARAVILHOSA! aprendi bastante com vc!!!! bjinhus :*

    ResponderExcluir
  10. Oi!!! Seu blog é muito legal!!
    Dicas muito importantes :D

    Estou te seguindo

    Visite meu blog
    deborarv.blogspot.com

    Beijooos

    ResponderExcluir